sábado, 9 de março de 2013

Homossexualidade: Opção, ou Orientação?

SUZIMARA MEDEIROS
Terapeuta Familiar


Entenda melhor sobre a Diversidade Sexual.
Muito combatida por diversas religiões, alvo de preconceito, ofensas, descriminação, e humilhações. Muitos pensam que a homossexualidade é 'comportamental' ou 'opcional', ou uma 'preferencia sexual', mais todos estam enganados a respeito da homossexualidade. De acordo com estudos recentes, aos 7 anos de idade a criança começa a demonstrar sua tendencia sexual, a criança começa a se reunir com outras crianças que se identifica psicologicamente. Um estudo recente avaliou o cérebro de mulheres heterossexuais e homens homossexuais, segundo o estudo os cérebros respondem de forma similar da mesma forma há semelhanças na ativação de regiões cerebrais de homens héteros e mulheres homossexuais em resposta a um hormônio feminino. 

Orientação Sexual se refere ao gênero (masculino e feminino) que uma pessoa se sente preferencialmente atraída fisicamente e emocionalmente. Mulheres e homens homossexuais são capazes de se apaixonar, e acredite, os homossexuais masculinos são igual a nós, mulheres, quando se apaixonam por alguém. Nós mulheres ao se apaixonarmos não conseguimos esquecer a pessoa amada, ao andarmos na rua sempre procuramos a pessoa amada em alguém, assim são os homossexuais masculinos. Mulheres homossexuais também expressam o mesmo sentimento de homens heterossexuais por mulheres, se apaixonam, e até sofrem de amor pela pessoa amada.

Em 1973, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a orientação sexual não-hétero de sua lista de doenças e distúrbios mentais. Em 1993 a homossexualidade foi retirada da Classificação Internacional de Doenças (CID), foi então que o 'homossexualismo' deixou de ser usado e passou a ser Homossexualidade, pois foi considerado e comprovado que se trata de uma expressão da sexualidade humana, ou seja, ninguém 'opta' por ser homossexual, apenas nasce, assim como a heterossexualidade.


Diversidade Sexual

Além da heterossexualidade nós temos a Assexualidade, Bissexualidade, Homossexualidade, e Pansexualidade, Intersexualidade, vamos entender cada uma:

- Assexualidade: o individuo não sente prazer pelo sexo oposto e nem por pessoas do mesmo sexo, a assexualidade pode ser considerada uma disfunção, e não uma orientação sexual.

- Bissexualidade: o individuo sente atração por ambos os sexos, masculinos e feminino, ou seja, relacionamentos heterossexuais e homossexuais.

- Homossexualidade: o individuo sente atração física por pessoas do mesmo sexo, homens homossexuais e mulheres heterossexuais tem seus cérebros similares, assim como a mulher homossexual e o homem heterossexual.

- Heterossexualidade: o individuo sente prazer pelo sexo oposto, ou seja, mulheres que sentem atração física e emocional por homens, e homens que sentem atração física e emocional por mulheres.

- Transsexualidade: Estudos realizados a respeito de sexualidade não tem uma classificação definitiva, travesti transexual e transgênero. Travestis são popularmente conhecidos por usarem roupas de mulheres, passarem por modificações estéticas para se apresentar em eventos artísticos. A prática designou as drag queens e transformistas. O travesti são indivíduos que se tem a identidade de gênero oposta a seu sexo designado no nascimento, e que se recusa a fazer cirurgia de resignação sexual, a cirurgia de mudança de sexo. O Transsexual possui sua identidade de gênero oposta a seu sexo designado, transsexuais homens e mulheres pretendem ou fazem transição de seu sexo para o sexo oposto. Não existe nenhuma pesquisa ou argumento cientifico que aponte as causas da Transsexualidade.

- Pansexualidade: muitos nunca ouviram falar, a Pansexualidade é quando o individuo sente atração física e emocional a heterossexuais, homossexuais, transsexuais, Pansexual deriva do prefixo grego 'tudo'. Algumas transsexuais afirmam ser 'pansexuais', ou seja, gostam de todos os gêneros sexuais.

- Intersexualidade: são indivíduos com variação de caracteres sexuais incluindo cromossomos, gônadas e / ou órgãos genitais que dificultam a identificação de um indivíduo como totalmente feminino ou masculino. Vamos entender melhor, um homem pode nascer com órgão genital feminino, ou uma mulher com órgão genital masculino, face, aspecto de voz, membros, e formato de partes do corpo. A Intersexualidade é popularmente conhecida como ' hermafrodita'.

Postagens relacionadas

Homossexualidade: Opção, ou Orientação?
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.